Banda Filarmónica
As Bandas de Música fazem parte do nosso imaginário e ligam-nos nostalgicamente a acontecimentos que nos marcam a vida, a Banda de Almeirim não foge a essa regra. Marca-nos, não apenas pela sua presença nos acontecimentos mais relevantes, mas também pela enormíssima família de músicos que ao longo dos tempos a constituiram.
Nasceu do desejo de quatro ilustres almeirinense – Manuel Ferreira Raposo, Alfredo Oliveira Soares, Fernando Manuel Andrade e de Manuel Ferreira (Torcato) - a quem os Órgãos diretivos da coletividade, prestaram justificada homenagem em 1941. E quis o destino e o empreendedorismo de muitos, que esse ideal se mantivesses e perdurasse até hoje.
É impossível interpretar a trajetória deste concelho sem a sua existência, como se apresenta injustificável viver o Concelho sem esta sua coletividade. A Banda Marcial de Almeirim é, e queremos que continue a ser, uma instituição de referência e participação na vida social das gentes de Almeirim. E só assim faz sentido.
Respeitada entre pares, a nossa Filarmónica é hoje, uma ilustre representante do espírito almeirinense, rejuvenescido pelos muitos jovens que presentemente a constituem.
Afinados e bem timbrados, sempre!