Entrada HISTORIAL

alt

Breve Resenha Histórica

A BANDA MARCIAL DE ALMEIRIM, associação sem fins lucrativos, fundada em 21 de Maio de 1931, constitui uma das poucas organizações do Concelho de Almeirim exclusivamente vocacionada para a prática de atividades de natureza cultural, traduzindo-se a importância da sua função no contributo para a difusão e a formação musical entre a população do Concelho o que lhe valeu o reconhecimento, em 1985, do estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública.

Embora fundada em 1931 deve-se remontar o seu historial ao século XIX, então sob a designação de Banda Marcial Almeirinense, que registou como maior momento de glória a consagração como melhor banda do festival organizado em 1895 por ocasião do VII Centenário do Nascimento de Santo António de Lisboa, mas que vicissitudes várias levaram à extinção em 1908; sob qualquer das designações alternou períodos de maior atividade com outros de menor relevo, muito em função do número e qualidade dos seus executantes, tendo participado em inúmeras atividades, desde romarias a encontros musicais, merecendo particular destaque entre as iniciativas de carácter cultural o relançamento dos cortejos carnavalescos e entre as de carácter exclusivamente musical a participação no I Festival de Bandas promovida pela EDP em 1985.

Após o grande esforço realizado em 1997, traduzido na aquisição das atuais instalações (Largo dos Charcos, junto à Casa do Povo de Almeirim), dada a situação de manifesta precaridade das anteriores, tem a Banda Marcial de Almeirim vindo a atravessar um período de crescimento, coincidente com a contratação, no início de 1998, do atual Maestro – Profº Simões Ribeiro – tem visto incrementado o número de participações em Festas e Romarias, bem como o apreço na participação nas principais atividades realizadas no Concelho de Almeirim, com particular destaque para os Concertos organizados na sua Sede.

Atualmente a Banda Marcial de Almeirim é regida pelo Maestro Simões Ribeiro e composta por um conjunto que oscila entre os 35/40 músicos, na sua maioria jovens. A sua Escola de Música, que com indisfarsável orgulho se mantém em funcionamento, conta em média, com duas dezenas de jovens alunos, 1/3 deles inseridos na designada fase de iniciação.

A Banda Marcial de Almeirim continua, por ser esse o seu principal desígnio, a levar a Música a quem dela possa fruir, seja em Concertos, Procissões, Festas e Romarias, Encontros Filarmónicos ou abrilhantando Corridas de Touros. Destaque para um conjunto de participações que incluem atuações um pouco por todo o país, destacando-se a sua presença na Ilha do Pico (Açores), ou mais recentemente aquela que foi a sua primeira internacionalização (Dreaux- França, outubro de 2010). 

A sua expressão mais atual surge com a dinâmica trazida pela criação da sua Orquestra Ligeira, constuída, na sua maioria por jovens músicos vindos da banda filarmónica - igualmente regida pelo Maestro Simões Ribeiro - ou com a criação do seu grupo cénico (Narizes Perfeitos), juvenil e adulto, dirigidos pela Encenadora Fernanda Narciso.

A coletividade realizou a sua primeira internacionalização a 2 de Outubro de 2010, junto à Torre Eiffel - em Paris - na sequência da sua deslocação à cidade francesa de Dreaux.

O respeito e a aceitação por parte do público, encontram expressão na qualidade do seu repertório e dão sentido às palavras do Poeta Francisco Henriques "... e nunca mais deixou de estar em atividade".

Maio de 2012

 

Pesquisar

FacebookTwitter

Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.