altMaestro responsável

 

António Augusto Simões Ribeiro, é natural de Gesteira, concelho de Soure.

Aos 18 anos, Simões Ribeiro, ingressou na Banda Militar de Coimbra, tendo como professor o Capitão Nobre.

Mobilizado para Moçambique, pertenceu à Banda Militar do Batalhão de Caçadores de Lourenço Marques, tendo integrado, como primeiro clarinete, a Orquestra Cívica, dirigida pelo maestro Max Fernandes. Concorreu ao posto de Furriel Músico em saxofone e clarinete, tendo obtido o 1º lugar a nível nacional. Ainda em Moçambique foi incumbido das missões difíceis como solista, o que lhe valeu um louvor dado pelo comandante da unidade, por proposta do tenente Homero Ribeiro apolinário, maestro da Banda Militar. Regressa e é colocado como sargento músico no Regimento de Infantaria do Porto.

Prossegue os estudos, matriculando-se no Conservatório de Música do Porto, onde conclui os cursos: História da Música, Acústica, Solfejo e composição, sob a orientação dos professores António Gomes, Capitão Carlos de Oliveira, Costa santos e Cândido Lima, entre outros.

Em 1979 ingressa na Banda de Música da Armada, como clarinetista, passando a solista de oboé e corne inglês; participando como convidado em concertos sinfónicos com a Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian e Orquestra Sinfónica do Teatro São Carlos.

Frequentou no Conservatório Nacional de Lisboa os cursos: Composição Superior “contraponto e fuga” e oboé, com os professores Christopher Bokhnean e Santos Pinto.

Continua com os seus estudos, em 1982 frequenta os cursos de regência de Orquestra Sinfónica patrocinado pelo Conselho Europeu para a Música e pela Juventude Musical Portuguesa, ministrado pelo Maestro alemão Hans Góris.

É diretor técnico e pedagógico da Escola de Música, e Regente da Orquestra Ligeira e da Filarmónica da Banda Marcial de Almeirim, desde Janeiro de 1998.

 

BANDA E INSTRUMENTAL (Seccionistas)

     José João Esteves Pereira

FARDAMENTO (Seccionista)

    Sónia Isabel Castelo Pereira

Share/Save/Bookmark

Pesquisar

FacebookTwitter

Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.